sábado, 13 de março de 2010

Cinema, Oscar e Setlist

É engraçado como o público de cinema está ficando exigente com as trilhas sonoras dos grandes filmes anunciados com poupas na grande mídia de informação.
Ao sair na net o setlist do filme ‘Alice in Wonderland’ vimos uma enxurrada de reclamações com as escolhas feitas não tanto pela qualidade das músicas e sim pelos donos dessas.
Lá em 2008 quando saíram às primeiras notícias que Tim Burton estava com o projeto do ‘Alice’ já começou a criar-se uma expectativa com as qualidades da obra, já visto que o diretor tem grandes idéias e traz pras telas obras grandiosas, é de se esperar o melhor em seus filmes. E lá mesmo nessa mesma época, a trilha sonora já era motivo de comentários e apostas. Li muito que vários artistas estavam pra compor a lista de músicos pro filme, entre eles Björk e Fiona Apple, que pra tristeza geral não aconteceu.
Eu particularmente, não gostei do setlist, e não pelo elenco e sim pela qualidade das músicas que já ouvi boa parte e não gostei.
Vejamos como vai ficar isso acoplado ao filme. Abril venha logo. (Risos)

Agora uma trilha sonora que eu gostei e boa parte da torcida do flamengo também, é do filme ‘Los abrazos rotos’ do sempre querido Almodóvar, já no trailer que eu sempre via no youtube já me arrepiava, quando assisti ao filme, fiquei mais maravilhado ainda. E já falando no filme, não sei por que muita gente “maiou” este, sendo que é um lindo filme, com atuações brilhantes e de uma ternura ímpar que só o mestre sabe por na telona. Tem gente que espera muito um novo ‘Hable con Ella’ mas esquece que esse filme é único, e o restante dele também deve ser tratado como igual. O diretor coloca em cada filme algo tão contemporâneo que eu fico de boca aberta em como ele saca a flexibilidade com que a vida e os acontecimentos humanos estão acontecendo. Eu sempre espero muito do Almodóvar e nunca me decepciono.

Falar um pouco do Oscar.

Gostei das premiações, porém torci muito mesmo pra ‘Inglourious Basterds’ e como torci. Não cheguei a ver todos os filmes que esteve no Oscar, mas esse do Tarantino estava perfeito, ele mostrou de um jeito nunca antes mostrado a Segunda Guerra Mundial. De um tempo pra cá, acho que uns 4 (quatro) anos eu tenho gostado bastante das premiações. Parece ser um amadurecimento da Academia.
Aos que torcem o nariz pra premiação, acho babaquice, o que o Oscar proporciona ao cinema já é válido.