quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Playground para gente grande.


“Nossas artes foram instituídas, e seus tipos e usos fixados, num momento bem diferente do nosso, por pessoas cujo poder de ação sobre as coisas era insignificante perto do que temos hoje. Mas o surpreendente crescimento de nossos meios, a maleabilidade e precisão que alcançam, as idéias e hábitos que introduzem nos garantem mudanças próximas e profundas na antiga indústria do Belo”.

Palavras de Paul Valéry em A conquista da Ubiqüidade [com trema?]


Imagine você vai a uma exposição de artes plásticas e se depara com um escorregador no meio do salão? E esse escorregador não é ele para ficar só exposto não, e sim para o seu bel prazer, usar e se divertir.
Essa é a mais nova idéia do curador Ivo Mesquita da 28ª Bienal de São Paulo, que trouxe esse trabalho belíssimo do artista plástico belga Carsten Höller para a nova exposição. É a arte evoluindo, onde antes você via de longe e sem poder tocar, hoje você pode interagir com ela.
Pelo que ando acompanhando, a Bienal desse ano está com essa e outras grandes novidades que irá fazer com que o público sinta realmente a arte.
O Ivo quer com isso trazer mais o cidadão comum para dentro dos museus, tirar a imagem fria que muitos tem quando se fala em “visitar um museu”, e ele foi feliz com isso, de nada vale a obra se o povo não interage com ela, pouco ou nada sabe sobre.
Somos felizes em nos ver em uma obra de arte, e arte está aí, para ser vista e hoje corrigindo, interagida.

Onde e Quando 28ª Bienal de São Paulo — Em Vivo Contato. Fundação Bienal (Pavilhão Ciccillo Matarazzo, Parque do Ibirapuera, portão 3, São Paulo, SP, tel. 0++/11/5576-7600). De 26/10 a 6/12. De 3ª a dom., das 10h às 22h. Grátis.

4 comentários:

Pedro Antunes disse...

ahh! eu li sobre o escorregador na revista bravo (eu assino! haha)!!

achei muitooo legal! queria mto ir! =\

adorei o texto, informativo, como o da bravo! ^^

=**

Francisco Filho disse...

Eu vou! :)

Unknown disse...

mto legal esse escorregador neeh
eu qro irrrrrr
hahaha
e agora?!!!

mas eh bem legal ter coisas desse tipo nesses lugares, pois atrae mais as pessoas, muda um pouco o pensamento q geralmente sao q esse lugares sao chatoss....

beijoo

Anônimo disse...

muito bacana as dicas daqui, mas você prova das mesmas também?